top of page

Despedida ao projeto NanoBubbles

Foto do escritor: Nathanne RostNathanne Rost

Eu acabei de me despedir dos meus colegas de trabalho, durante nossa última reunião em que participei como membro do NanoBubbles, ou durante minha festa de despedida no escritório essa semana. É um misto de sentimentos, eu sabia desde o início que esta seria uma posição temporária, mas terminar essa fase da minha carreira, que foi tão especial, não é tão fácil. Estou muito orgulhosa das conquistas do projeto, e vejo o quanto cresci como pessoa e como cientista desde que comecei este pós-doutorado na iniciativa de Revisão por Pares Pós-Publicação.

Trabalhei neste projeto por quase três anos. Minha função era realizar análises críticas de artigos em nanobiociências, discutir os problemas com os outros annotators, postar comentários no PubPeer e avaliar interações com autores (nos casos em que respondiam aos nossos comentários). Esta experiência valiosa me deu minhas oportunidades, e abaixo resumo o conhecimento que adquiri nesta jornada.


  • Integridade de pesquisa é fundamental, e como muitos cientistas não conhecem os problemas na ciência, é urgente falar mais sobre isto, providenciar treinamentos (especialmente para pesquisadores em início de carreira) e trabalhar como uma comunidade para reduzir os efeitos de má conduta e erros científicos.

  • Qualquer um pode corrigir a ciência, em qualquer lugar. O PubPeer é um bom exemplo disto, já que os comentários não precisam ser longos, a anonimidade das pessoas pode ser protegida e os autores são notificados quando seus artigos são comentados.

  • Desenvolver o pensamento crítico é necessário para realizar pesquisa coerente, bem como apresentar a justificativa do trabalho, discutir dados com base nos argumentos presentes nos artigos e ler materiais na literatura afim de estabelecer novos conhecimentos.

  • Nanocientistas também podem trabalhar fora do laboratório. Contribuir para a integridade científica é tão importante quanto realizar experimentos e publicar resultados. Mas antes do NanoBubbles, eu não fazia ideia de que podemos ser nanocientistas ser vestir um jaleco.

  • Um pós-doutorado é uma grande oportunidade para expandir conexões, bem como explorar o que queremos/precisamos fazer nos próximos passos da carreira. Além disso, durante os últimos anos eu pude considerar outros trabalhos (na academida ou não) que também requerem minhas habilidades adquiridas no doutorado.

  • Produtividade não significa necessariamente estar na frente do computador durante as horas de trabalho; algumas vezes ela pode vir de discussões científicas durante caminhadas na natureza, como aprendi durante nossos workshops e atividades ao ar livre que organizamos para alunos de mestrado e doutorado.

  • Com os muitos eventos dos quais participei como parte do NanoBubbles (conferências, workshops, simpósios, mesas redondas, etc.)., recebi muito feedback dos meus colegas, o que me ajudou a melhorar não somente minhas habilidades de apresentações orais, mas também meu inglês escrito e falado.

  • Por último mas não menos importante, me mudei para a França por causa do NanoBubbles, e no começo eu mal falava "bonjour". Agora fico feliz em compartilhar que falo no mínimo francês intermediário, o que jamais seria possível sem este projeto e os membros que me encorajaram a falar. Merci beaucoup!


Estou deixando o NanoBubbles, mas não desistindo da correção científica. Eu não analisarei um artigo científico e postarei comentários no PubPeer pela última vez. Pode ser que eu faça isso pela última vez assinando as revisões como membro do projeto, mas não como cientista. O legado do NanoBubbles estará sempre presente na minha carreira e nas minhas práticas científicas.


Um grande obrigada à cada membro do projeto! Sentirei saudades de trabalhar com vocês.


Com minha mais sincera gratidão,


Nathanne Rost


Para ler sobre minhas contribuições para o projeto, não hesite em visitar A farewell to NanoBubbles: from Nathanne Rost.

 
 
 

Comments


The Rost Science Posts

©2022 por The Rost Science Posts. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page