top of page

[Post para não-cientistas] Como a ciência é feita?

Foto do escritor: Nathanne RostNathanne Rost
Mesmo que você não seja cientista, estou 100% convencida de que já ouviu falar (e muito) sobre ciência, e mesmo que não saiba muito sobre isto, acredite em mim, a ciência governa sua vida!

Como?

Você já foi vacinado(a) ou tomou remédio alguma vez? Já visitou um médico? Já usou energia elétrica?

Tenho certeza de que você disse "sim" para todas estas perguntas (é claro que está usando energia elétrica neste exato momento para ler este texto).

As vacinas e remédios que você toma ou já tomou são produtos da ciência, bem como o conhecimento que médicos aplicam para tratar e prevenir doenças, a energia elétrica e toda a tecnologia disponível no mundo de hoje só são possíveis porque alguém no passado aplicou o conhecimento científico.

Mas como a ciência é traduzida para o "mundo real?"

Vamos conversar sobre isto como se fosse um protocolo químico: passo-a-passo.

  1. O conhecimento científico é disponível para qualquer pessoa, geralmente em livros e artigos científicos (você pode encontrá-los, por exemplo, no https://scholar.google.com/)

  2. Em um lindo dia de sol (claro que também pode ser em um dia chuvoso), alguém (geralmente envolvido em algum grau universitário, seja na faculdade, mestrado ou doutorado), decide estudar algo muito específico em certa área do conhecimento (por exemplo, reações orgânicas dentro da química, ou interações de células com proteínas em biologia, ou movimentos dos planetas em astrofísica, ou nanopartículas em ciências dos materiais).

  3. Então, este(a) estudante lê livros e artigos para ganhar algum conhecimento em determinado assunto que tenha atraído sua atenção por alguma razão.

  4. O(a) estudante procura um grupo de pesquisa (em um laboratório) que trabalhe no tópico de interesse, junta-se a eles e começa a se divertir por adquirir conhecimento de especialistas no assunto (bem-vindo à Disney)!

  5. Este(a) novo(a) pesquisador(a) então começa a realizar experimentos no assunto, com potencial para trazer algo novo para a área de conhecimento (ou melhorar processos existentes).


Mas... o que é um experimento científico?

Um experimento científico é, em resumo, um processo pelo qual alguém testa algo que já foi escrito por outra pessoa, com o objetivo de atingir o mesmo resultado.

Vamos pensar em um exemplo diário: imagine que você visitou sua tia mais amada, que faz o melhor bolo do mundo! Mas esperar que ela cozinhe sempre para você é inviável, já que ela mora muito longe! Então você deseja reproduzir este bolo com a qualidade mais parecida possível. O que você faz? Com certeza você pede a receita à sua tia, e tenta fazer o bolo você mesmo. Se der certo, você poderá comer o melhor bolo do mundo quando quiser!

É assim que um experimento científico funciona, e teoricamente, deveria ser escrito com o máximo de detalhes possíveis, para que qualquer um possa reproduzi-lo. Infelizmente, isto não é o que acontece em muitos casos, e esta é uma das razões pelas quais precisamos corrigir a ciência.

Um experimento científico é divulgado como protocolo (a receita do bolo), em um artigo científico, que também contém uma introdução (ex., por que fazer um bolo é bom, já que são mais deliciosos para o café da tarde ou para receber as visitas - ao menos é isto que fazemos no Brasil - ou porque bolos são especiais para aniversários), uma seção de métodos (explicando como fazer o bolo), resultados e discussão (um resultado poderia ser, por exemplo, uma foto do bolo mostrando como deveria parecer se usar a mesma receita, quais são as dificuldades para assar, como torná-lo único - ex. adicionando sabores diferentes), e conclusão.

O que temos, no final, é mais conhecimento científico, publicado na forma de artigo, que servirá como base para outros cientistas.

O conhecimento científico é também a base para desenvolver produtos, como vimos durante a pandemia de COVID-19, quando pesquisadores precisaram estudar a estrutura do corona vírus e investigar como atacá-la utilizando vacinas, que rapidamente foram transformadas em produtos e salvaram incontáveis vidas!

Se você se interessa em saber mais sobre ciência, por favor não hesite em me contactar, comentando este post. Eu amaria explicar o que puder, buscar ajuda no que não puder explicar sozinha e até mesmo fazer análises críticas e explicar artigos para a comunidade no geral.

Quando você observa o mundo ao seu redor, faz perguntas e tenta entender alguns conceitos, você é mais cientista do que pensa! Então, bem-vindo(a) a bordo!






Eu gostaria de agradecer a uma grande amiga, Lucia Santana, que gentilmente leu este texto e verificou a acessibilidade do mesmo à não-cientistas. Obrigada por sempre me apoiar!






 
 
 

Comments


The Rost Science Posts

©2022 por The Rost Science Posts. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page